1 00:00:00,000 --> 00:00:06,420 E o trabalho de design, essa uma reflexão rápida sobre as mudanças que essa 2 00:00:06,420 --> 00:00:11,280 inteligência artificial tem proposto para profissionais que trabalham nessa área. 3 00:00:11,280 --> 00:00:16,800 Em primeiro lugar dizer que isso não é novidade, na verdade a inteligência 4 00:00:16,800 --> 00:00:22,320 artificial ela está nas origens da área acadêmica, da pesquisa acadêmica sobre 5 00:00:22,320 --> 00:00:26,760 design. Basicamente quando os primeiros pesquisadores da área de inteligência 6 00:00:26,760 --> 00:00:31,840 artificial começaram a pensar o que dava pra fazer com um algoritmo de 7 00:00:31,840 --> 00:00:36,520 solução de problemas genérico, que foi considerado o primeiro algoritmo de 8 00:00:36,520 --> 00:00:41,760 inteligência artificial, o Herbert Simon, que trabalhou junto com o Newell 9 00:00:41,760 --> 00:00:46,760 nesse artigo, nessa publicação, ele começou a se interessar muito pelo design. 10 00:00:46,760 --> 00:00:49,520 Tanto é que ele vai escrever um livro que vai se tornar um clássico, que é a 11 00:00:49,520 --> 00:00:55,200 Ciências do Artificial e vai fundar junto com outros trabalhos a pesquisa 12 00:00:55,200 --> 00:01:00,160 sobre o pensamento projetual. Então dali em diante o que acontece é que vários 13 00:01:00,160 --> 00:01:05,600 pesquisadores vão experimentar, implementar dentro máquinas que consegue 14 00:01:05,600 --> 00:01:11,120 pensar ou tentar pensar como designers. O conceito de pensamento projetual que a 15 00:01:11,120 --> 00:01:16,040 gente conhece mais como design thinking hoje através de consultorias de 16 00:01:16,040 --> 00:01:21,480 inovação como a IDO, universidades como a Stanford, a D.School, tem sua origem 17 00:01:21,480 --> 00:01:25,280 nessas pesquisas sobre inteligência artificial, acredite se quiser. 18 00:01:25,280 --> 00:01:29,560 Então tudo que a gente faz hoje no design, que deve estar influenciado pelo 19 00:01:29,560 --> 00:01:33,240 conceito de design thinking, tem sua origem nas pesquisas de inteligência 20 00:01:33,240 --> 00:01:36,000 artificial. Então naquela época quando se criaram 21 00:01:36,000 --> 00:01:39,960 essas primeiras máquinas de projetar, a grande questão é, será que designers vão 22 00:01:39,960 --> 00:01:43,000 perder o seu trabalho? Será que essas máquinas vão tornar 23 00:01:43,000 --> 00:01:49,360 desnecessário a contratação de designers profissionais? E o resultado foi não. 24 00:01:49,360 --> 00:01:54,720 Isso era nos anos 70? Não, porque a qualidade desses designs era muito baixa e 25 00:01:54,720 --> 00:01:58,240 também porque eles não atendiam a conflitos, não sabiam como lidar com 26 00:01:58,240 --> 00:02:02,360 conflitos que são muito comuns. Você tem um requisito, você tem que ser 27 00:02:02,360 --> 00:02:06,320 bonito e ao mesmo tempo barato, com poucos recursos mas ao mesmo tempo 28 00:02:06,320 --> 00:02:10,680 sustentável. A máquina explodia, quer dizer, simplificando ela não conseguia dar uma 29 00:02:10,680 --> 00:02:15,840 resposta adequada. Então dali em diante a pesquisa em design 30 00:02:15,840 --> 00:02:22,400 ela vai focar muito mais na construção de ferramentas de design que tem um pouco 31 00:02:22,400 --> 00:02:26,880 de inteligência artificial apenas e gradualmente esse nível vai aumentando. 32 00:02:26,880 --> 00:02:32,560 Então são as ferramentas de CAD, CAM, as ferramentas de computer aided design, não é o 33 00:02:32,560 --> 00:02:38,000 computer by design, é o computer design, é o computador ajudando o design. 34 00:02:38,000 --> 00:02:43,000 E isso vai ser a história das ferramentas de design até muito recentemente, quando a 35 00:02:43,000 --> 00:02:47,080 gente tem a disseminação, popularização de inteligências 36 00:02:47,080 --> 00:02:52,520 artificiais generativas capazes, dentre outras coisas, de sintetizar imagens 37 00:02:52,520 --> 00:02:58,840 originais a partir de um prompt de texto. Essas inteligências voltam a ter um 38 00:02:58,840 --> 00:03:03,120 interesse naquele foco dos leigos, designers leigos, pessoas que não são designers 39 00:03:03,120 --> 00:03:07,520 profissionais. Então surge de novo essa pergunta, então quer dizer que essas 40 00:03:07,520 --> 00:03:16,320 e as vão tornar obsoleto o trabalho do design? Bom, na verdade a resposta já está 41 00:03:16,320 --> 00:03:20,560 sendo dada, porque essas inteligências artificiais estão sendo integradas 42 00:03:20,560 --> 00:03:26,800 dentro de ferramentas profissionais como Adobe Firefly e várias outras que estão 43 00:03:26,800 --> 00:03:32,320 incorporando, acrescentando para os profissionais aquilo que as ferramentas 44 00:03:32,320 --> 00:03:36,880 generativas de síntese de imagem trouxeram para os leigos. E eu acho que esse aqui é o 45 00:03:36,880 --> 00:03:42,280 caminho a ser seguido. É muito provável que aquelas ferramentas para leigos se 46 00:03:42,280 --> 00:03:46,600 tornem obsoletas muito rápido, porque elas não conseguem permitir o controle 47 00:03:46,600 --> 00:03:51,000 necessário para produzir as imagens que você deseja no projeto. 48 00:03:51,000 --> 00:03:56,480 Isso se torna mais evidente quando você começa a misturar, conectar, fazer o 49 00:03:56,480 --> 00:04:00,680 remix, o mashup, como a gente dizia antigamente, de várias inteligências 50 00:04:00,680 --> 00:04:05,120 artificiais. Quando você, por exemplo, utiliza um chat GPT, por exemplo, para 51 00:04:05,120 --> 00:04:10,600 gerar o planejamento de uma pesquisa de experiências, ele já é capaz de fazer 52 00:04:10,600 --> 00:04:14,040 esse tipo de coisa, que é o tipo de trabalho de meta-design, não é um 53 00:04:14,040 --> 00:04:19,000 projeto de uma imagem como objeto final de entrega, mas é um projeto 54 00:04:19,000 --> 00:04:23,640 do processo de trabalho, então já está no nível de abstração maior. E aí se você 55 00:04:23,640 --> 00:04:29,760 conecta o que sai do chat GPT e coloca numa ferramenta de síntese de imagem 56 00:04:29,760 --> 00:04:36,360 como mid-journey, você tem isso aqui. É uma imagem que representa toda uma área 57 00:04:36,360 --> 00:04:40,360 de concentração de um grupo de pesquisa que a gente está montando aqui na UTF-PR, 58 00:04:40,360 --> 00:04:44,960 chamada Design Prospectivo. Então essa imagem representa anos e anos de pesquisa 59 00:04:44,960 --> 00:04:48,720 do nosso grupo que estava registrado em texto e que o chat GPT ajudou-nos a 60 00:04:48,720 --> 00:04:54,720 adaptar esse texto para que ele pudesse ser um prompt interessante, que tivesse um 61 00:04:54,720 --> 00:05:01,960 resultado bacana como teve através dessa integração MJ-GPT, mid-journey e chat GPT. 62 00:05:01,960 --> 00:05:06,240 Para quem quiser brincar depois, pesquisa aí. Então fica a dúvida, será que 63 00:05:06,240 --> 00:05:09,680 designers vão perder seu trabalho e todas as imagens vão ser geradas por 64 00:05:09,680 --> 00:05:14,560 esse tipo de mashup? Bom, eu acho que o principal problema nem é tanto perder um 65 00:05:14,560 --> 00:05:20,760 trabalho, mas sim a qualidade desse trabalho. O trabalho vai se tornar cada 66 00:05:20,760 --> 00:05:28,400 vez mais rápido, com muito mais pressões. Então a gente também acha que as 67 00:05:28,400 --> 00:05:32,560 inteligências artificiais vão precarizar o trabalho. Essa é uma das 68 00:05:32,560 --> 00:05:36,280 pesquisas que a gente tem feito também. A gente tentou comunicar isso para novos 69 00:05:36,280 --> 00:05:40,880 estudantes através de um chat forum, que é uma história que a gente conta através 70 00:05:40,880 --> 00:05:45,400 de personagens. Então aí tem um cliente do lado esquerdo demandando para uma 71 00:05:45,400 --> 00:05:49,240 inteligência artificial gerar logo da empresa dele do lado direito. Você tem um 72 00:05:49,240 --> 00:05:53,360 designer precarizado trabalhando para fazer essa logo num sistema muito 73 00:05:53,360 --> 00:06:01,720 parecido com os aplicativos e as plataformas de entregas ou de 74 00:06:01,720 --> 00:06:04,720 mobilidade que a gente vê hoje em outras áreas. 75 00:06:04,720 --> 00:06:07,480 Isso não existe ainda na profissão de design, mas a gente está justamente 76 00:06:07,480 --> 00:06:11,080 fazendo uma especulação, uma prospecção, como a gente chama o design 77 00:06:11,080 --> 00:06:15,200 prospectivo, desse futuro. E esse futuro na própria peça de 78 00:06:15,200 --> 00:06:19,040 teatro a gente traz como sendo o futuro do meta designer, que é o cara que 79 00:06:19,040 --> 00:06:25,400 projeta a inteligência artificial. Então há um diálogo muito interessante nessa 80 00:06:25,400 --> 00:06:29,720 peça, que eu não vou poder entrar em detalhes aqui agora, mas eu vou fechar a 81 00:06:29,720 --> 00:06:33,760 minha fala dizendo que eu acredito que designers continuarão tendo muito 82 00:06:33,760 --> 00:06:38,560 trabalho se eles conseguirem projetar o próprio pensamento projetual, em vez de 83 00:06:38,560 --> 00:06:44,720 reproduzir metodologias de design thinking importadas do exterior, com 84 00:06:44,720 --> 00:06:49,320 viéses coloniais, que às vezes nem sempre ajudam nossos clientes, os nossos 85 00:06:49,320 --> 00:06:53,200 usuários. A gente precisa projetar as nossas próprias metodologias, nossas 86 00:06:53,200 --> 00:06:57,120 próprias ferramentas, nossas próprias inteligências artificiais e isso é 87 00:06:57,120 --> 00:07:00,400 estudado dentro de duas áreas acadêmicas que a gente chama de meta 88 00:07:00,400 --> 00:07:04,720 design e infra design. Esse é o futuro da profissão. 89 00:07:04,720 --> 00:07:07,360 É isso, gente. 90 00:07:07,360 --> 00:07:11,360 [Som ambiente]