Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 5 a 8 de novembro de 2007

Textos das comunicações


Minicursos

Título INTRODUÇÃO À GESTÃO DO CICLO DE VIDA Vagas
Responsável Profª Drª Cássia Maria Lie Ugaya 20
Público Alvo Gestores ambientais, estudantes e pesquisadores da área.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Compreender os fundamentos teóricos da gestão do ciclo de vida e como integrá-la na tomada de decisões
Título ILUSTRAÇÃO GRÁFICA BÁSICA EM INKSCAPE Vagas
Responsável Prof. Augusto Mosna Simão 12
Público Alvo Ilustradores, designers e pessoas que tenham interesse no uso de ferramentas livres em design gráfico.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Com foco no uso do editor gráfico Inkscape (www.inkscape.org), disponível para Linux, Mac, e Windows, este mini-curso cobre, através de exemplos práticos, as principais ferramentas básicas deste aplicativo de ilustrações.
Título RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA Vagas
Responsável Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia – GeTec. 40
Público Alvo Pesquisadores de gênero, estudantes, professores da rede pública de ensino.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Oportunizar um espaço para a reflexão acerca das relações de gênero no ambiente escolar visando uma educação que busque a equidade de gênero.
Título CONCEITOS BÁSICOS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Vagas
Responsável Prof. Dr. Hélio Gomes de Carvalho 20
Público Alvo Empresários, pesquisadores, estudantes.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Apresentar os conceitos, práticas e processos básicos de Gestão do Conhecimento e de Inteligência Competitiva.
Título SALAS DE AULAS INTERATIVAS: UMA PROPOSTA CONCRETA. Vagas
Responsável Positivo Informática S/A 20
Público Alvo Professores, pesquisadores, estudantes.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
O objetivo geral do mini-curso é apresentar recursos de tecnologia desenvolvidos especialmente para educação. Dessa forma esse mini-curso pretende demonstrar recursos e experiências práticas de utilização de mídias interativas e socializadoras para educação em três momentos: Lousas Interativas/Portal – recursos que apóiam os processos de ensino-aprendizagem, por meio de conteúdos, ferramentas e serviços altamente significativos e contextualizados com as exigências educacionais contemporâneas.Classmate/Portal – ferramentas que incentivam a autonomia de forma dinâmica contribuindo para a criação de novas estratégias de ensino.Mesas Educacionais – recurso inovador que integra softwares educacionais e materiais concretos em um ambiente colaborativo.
Título ANIMA GIMP Vagas
Responsável Alzira Becker e Emerson Turcatti – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação (CRTE) da Área Metropolitana Norte de Curitiba. 18
Público Alvo Professores, pesquisadores, estudantes, designers.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Promover o aprendizado colaborativo na criação de animação, utilizando-se das novas tecnologias e refletindo sobre suas implicações na sociedade.
Título VÍDEO INSTRUMENTAL Vagas
Responsável Prof. Júlio César dos Santos 20
Público Alvo Professores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em vídeo.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
Apresentar algumas técnicas e tipos de entrevistas utilizando instrumentos audiovisuais, tais como, câmera, microfone e iluminação; bem como alguns exemplos de formatação, composição e enquadramentos, de modo a compor instrumental de análise que subsidie pesquisas científicas.
Título PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA A CONSERVAÇÃO DE RECURSOS FLORESTAIS Vagas
Responsável Prof. Sérgio Ahrens e Profª. Maclovia Corrêa Silva 40
Público Alvo Professores, pesquisadores, estudantes, ambientalistas e interessados no tema.
Descrição sucinta dos objetivos do mini-curso
A Sustentabilidade das Atividades Agrárias e a Legislação Ambiental – Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e a Propriedade; Imóvel Rural, Função Social da Propriedade, Legislação Ambiental (ênfase no Código Florestal Brasileiro), Matas Ciliares, Fauna, Lei de Crimes Ambientais. O Programa Brasileiro de Certificação Florestal – CERFLOR – Certificação (conceito, necessidade, benefícios, exemplos de certificação compulsória e voluntária); Manejo Florestal Sustentável, Estrutura do Sistema Brasileiro de Acreditação, Organismos Credenciados para Certificação Florestal, Auditorias Florestais, Princípios, Critérios e Indicadores do Manejo Florestal Sustentável considerados no CERFLOR, Normas ABNT que integram o CERFLOR.

Sobre o Simpósio