Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 5 a 8 de novembro de 2007

Textos das comunicações


Histórico

A necessidade de se criar um fórum de discussão, reflexão e intercâmbio de pesquisas sobre tecnologia e sociedade deu origem à Primeira Semana de Tecnologia, em 1999. Além de divulgar os trabalhos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, propiciou a troca de conhecimentos tecnológicos, envolvendo o setor produtivo e todos os segmentos da sociedade; contribuiu para o debate sobre as inovações tecnológicas e sobre as relações entre tecnologia, educação, trabalho, meio ambiente e linguagem.

Em 2003, ocorreu a II Semana de Tecnologia, com o tema “Tecnologia para quem e para quê? Um olhar interdisciplinar”. Essa indagação crítica estava presente nos estudos e debates realizados por professores e alunos do PPGTE, buscando caminhos para um desenvolvimento tecnológico e um desenvolvimento social. Com a ampliação dos intercâmbios e o fortalecimento da área dos estudos em tecnologia e sociedade houve a urgência em se transformar a semana em um simpósio de abrangência Nacional.

Por isso, em 2005, houve o I Simpósio Nacional em Tecnologia e Sociedade, buscando alternativas para que o conhecimento tecnológico seja disponibilizado para a construção de uma sociedade mais justa e de um futuro mais digno para a humanidade.


Sobre o Simpósio